Pular para o conteúdo principal

Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Conheça como funciona uma Consultoria de Marketing Digital para Pequenas Empresas


O Consultor de Marketing Digital ao se apresentar a um empresário ou empreendedor, proprietários de pequenas empresas, ouve comumente comentários do tipo: 



“Mas a minha empresa é muito pequena, você pode me atender?”
Ou ainda: 

“Não sei se posso pagar por um consultor, já que a minha empresa ainda é pequena.”


(Conteúdo atualizado)
Contar com a presença de um profissional de fora da organização, com conhecimento capaz de planejar estratégias de mercado  e aplicá-las no seu negócio, não tem a menor relação com o porte da empresa, mas sim, com o desejo de aumentar sua fatia de mercado, seu Market Share, sabendo exatamente aonde se quer chegar.


Nosso objetivo de hoje é de orientar consultores, proprietários, diretores e gerentes de pequenas empresas a entender como funciona a aplicação de um projeto de Consultoria de Marketing Digital em organizações de pequeno porte e também como contratar um consultor de forma muito mais assertiva.


Acompanhe todas as etapas para que você possa estar preparado para este momento.


Que faz um Consultor de Marketing Digital?


Entenda o que faz o Consultor em algumas etapas

Consultor de Marketing Digital

Antes de contar o que faz um Consultor de Marketing Digital preciso contar uma pequena história.

Trabalhar no comércio atendendo e entendendo como age e pensa o consumidor e percebendo como as empresas estão despreparadas para encantar estes consumidores, sempre me fez pensar em poder estar dentro do planejamento estratégico destas empresas por quais passei, para que pudesse influenciar sobre a necessidade de estar melhor preparado para ouvir e ver,  de fato, aquilo que os consumidores procuram quando estão dentro de um ponto comercial, não importa o segmento.

Quando comecei atuar no setor de e-commerce de algumas destas empresas, pude mostrar um pouco daquilo que eu via como melhor forma de encantar estes consumidores, já que os escritórios estão mais próximos da diretoria do que em um ponto de venda padrão.

Com a evolução do mercado na área digital, percebi que a experiência não tão boa do varejo físico estava fazendo com que empresas de grande potencial não vingassem no ambiente online, dentro deste raciocínio, houve um momento em que optei por iniciar meu trabalho na área de Consultoria, isso porque vi o quanto é vasto este segmento em termos de possibilidades de crescimento pessoal, por que as empresas são muito carentes de um profissional estratégico.

Por isso, uma de minhas estratégias de posicionamento em consultoria, passa por uma Consultoria em Marketing, com foco maior no Marketing Digital e, minha localização está em São Paulo (SP). Isso porque entendi a necessidade de ajudar empresas, de abraçar mais ideias e, desde então, me deparo com dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores quanto às atividades de um Consultor de Marketing Digital. Neste texto tentarei explicar um pouco sobre qual o papel deste profissional e também tentarei, no que for possível, auxiliar gestores no entendimento dessa nova área, que se torna cada vez mais imprescindível na vida das empresas que querem e precisam estar bem posicionadas diante de seu público alvo no ambiente digital.


"Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing para atingir objetivos de uma pessoa, marca ou organização, aplicadas à Internet e demais meios digitais." 
Torres, Claudio 
Autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital ”


Muitos consultores da área dizem não existir diferenciação entre off-line e online, que a estratégia é sempre única. Pode haver sentido nisso, porém, vemos cada vez mais a cultura do ambiente digital influenciando nas decisões estratégicas do off-line, um exemplo clássico disso é a Black Friday brasileira que chegou aqui por meio digital e vemos grandes players  em horário nobre da TV aberta convidando os consumidores a se dirigirem até as lojas físicas para efetuarem suas compras com desconto.

Se colocarmos de uma maneira menos acadêmica e mais prática, é muito claro que existem diferenças entre os dois mundos, principalmente do que diz respeito às ferramentas utilizadas e plataformas disponíveis. O consultor além de ser um, trabalha em sinergia com os demais stakeholders da organização, todos os fornecedores, como as agências de comunicação, agências de SEO, agências digitais e de links patrocinados, agências focadas em produção de conteúdo para web, assessores e funcionários, as próprias informações de clientes e outros.

Alguns números interessantes sobre o Mercado do Marketing Digital, em valor recorde, o e-commerce brasileiro atingiu faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, indicando crescimento de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões). Os dados foram levantados pela Nielsen | Ebit. O comércio eletrônico no país, conforme mostra a instituição, alcançou estabilidade.


Mas Renato, qual a finalidade de um Consultor em Marketing Digital?


Um Consultor de Marketing Digital busca ampliar Resultados

Podemos definir uma Consultoria em Marketing Digital como uma consultoria que tem a finalidade de auxiliar as empresas a se posicionarem para seu publico alvo no canal online, com objetivos claros em ampliar seu Market Share. Analisar, planejar e criar oportunidades e, principalmente, acompanhar o relacionamento e a comunicação com o consumidor.

O consultor é um profissional com capacidade de diagnosticar e gerar feedback com base em dados analíticos transformados em informações que servirão de base para formulação de planejamentos estratégicos futuros. A Consultoria de Marketing Digital é um serviço que dá o apoio necessário à empresa e suas lideranças, com o único intuito de auxiliar a organização a definir e encontrar a melhor alternativa de ação em um ambiente de incertezas, de riscos e de alta competitividade. 

A ideia geral da consultoria é a de proporcionar para sua empresa e colaboradores, informações relevantes e organizadas para que ela possa se orientar e a andar com as próprias pernas, sem depender necessariamente de terceiros, obtendo os melhores resultados. 

É fácil perceber a confusão que muita gente faz, quando confunde a ação, a mão na obra, com o serviço de consultoria que, de fato, têm a função de apoiar e auxiliar com orientações que farão com que a empresa possa crescer seus resultados de forma sustentável.



Que tal saber mais sobre o papel do Consultor de Marketing Digital? 


Papel do Consultor de Marketing Digital

  • Um consultor vende seu conhecimento e sua experiência;
  • Um Consultor de Marketing Digital deve se envolver em questões do Marketing Estratégico e “off-line”;
  • Desenvolve seu trabalho em função da empresa, ou seja, jamais se fecha em seus próprios serviços;
  • É muito importante ter uma metodologia de trabalho e foco em resultado;
  • Seu networking deve ser um diferencial, com parcerias chaves, porém, independente o suficiente para poder atuar com a equipe e rede de parceiros do próprio cliente
Veja mais detalhes sobre os papéis do Consultor no artigo: "Os 5 papéis do Consultor de Marketing Digital".


São enormes as possibilidades de crescimento para uma empresa dentro da Internet, mas...


  1. Como estar na Internet e nas mídias sociais de forma eficiente?
  2. Em quais canais, redes sociais, plataformas e anúncios devo optar para estar?
  3. Como posso mensurar a presença e o sucesso da minha empresa naquilo que vem fazendo na Internet?
O Consultor de Marketing Digital irá auxiliá-lo exatamente nas perguntas em que você respondeu “não sei” a encontrar as respostas.


Que pode ser apontado para ser aplicado ou corrigido por um Consultor de Marketing?


Analises de um Consultor de Marketing Digital

  • O site da empresa é muito simples e foi construído sem qualquer técnica para conversão de vendas ou contato para a equipe comercial;
  • Os produtos da empresa não são encontrados em buscas das principais palavras chaves dentro do Google ou do Bing;
  • Apesar dos produtos que a empresa vende serem produtos populares, os consumidores dificilmente encontram canais oficiais da marca, seja o site ou página em redes sociais;
  • A diretoria quer aumentar a divulgação na Internet, mas o Departamento de Marketing quer manter o relacionamento entre budget e ROI, ou investimento e retorno.
  • A empresa têm poucos comentários na rede, porém, existem críticas em canais como o “Reclame Aqui” e ninguém sabe ao certo como lidar com isso;
  • Outras variáveis neste sentido, de acordo com o produto ou serviço de cada empresa.


Estas cenas descritas acima são bastante comuns e não são exclusivas de uma única empresa, é fácil encontrar empresas nesta situação. Aqui caberá certamente ao consultor confirmar este cenário por diagnostico da causa de todos os problemas e de outros que até então não eram conhecidos, através de análises.
As pesquisas e analises precisam de fundamentos, cuidado com “achismos”, realize consultas em fontes confiáveis que possam fundamentar todas as informações e dados.


Quais serão os serviços que poderão ser prestados pelo Consultor de Marketing Digital?


Planejamento web (envolve sites, hotsites, plataformas, mobile, entre outros.)
Planejamento para e-commerce e social commerce
Planejamento de Mídia Digital e Mídias Sociais
Planejamento de Comunicação Digital
Estratégias de Marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, etc.)
Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais
Estratégia de Conteúdo
Estratégia de Mensuração e Gestão de Métricas de Resultado
Marketing Viral e Marketing Interativo

Veja mais detalhes sobre estes serviços no artigo: "10 Serviços Práticos Para Consultoria de Marketing Digital".


Criando as estratégias para solucionar problemas encontrados:


Estratégias de Marketing Digital

Será possível encontrar uma lista de referencias e possibilidades para resolver os problemas descritos anteriormente! O Consultor de Marketing Digital, neste momento, agirá quase que como um Consultor Empresarial, o que não deixa de ser, pois precisará avaliar a empresa, lideranças, processos, profissionais, fluxo de informação, orçamento, estrutura e, principalmente, a cultura da empresa para entender as influências que suas ideias darão dentro da organização no momento de executar as tarefas planejadas, ou seja, como será a aceitação e a execução por parte dos envolvidos.

Sem contar que ele deverá também verificar o mercado, concorrentes, público alvo, pontos críticos, oportunidades e ameaças para sugerir estratégias e traçar planos de atuação na Internet, em mídias sociais e em dispositivos mobile (celular e tablets), caso por caso. Pode acontecer de a empresa contratante ter todos estes dados em mãos, mas, por falta de conhecimento ou de experiência com o ambiente online, prefira contratar um Consultor Profissional de Marketing Digital, aí o trabalho todo fica muito mais fácil por um lado, porém, com maior responsabilidade de resultados mais imediatos, já que o caminho encontra-se com vários processos em andamento e uma equipe, aparentemente, mais qualificada.

O Consultor de Marketing Digital é o conselheiro e o agente de mudanças nas organizações, por isso, compreender a cultura que ali existe lhe servirá como base para melhor se posicionar em termos de comunicação para ter suas ideias muito bem aceitas e prontamente executadas.

Deve orientar a empresa sobre a melhor maneira de investir, com objetivo de aplicar seu investimento de forma mais correta possível, visando um retorno em um prazo determinado. Em resumo, a atuação e os serviços de um Consultor de Marketing Digital podem seguir uma linha vertical, falando diretamente com os gestores da empresa ou ser mais abrangente e horizontal, trabalhando a orientação daqueles que estão colocando a mão na obra.


Volto a afirmar: o consultor não executa tarefas!


É muito importante entender que o Consultor orienta a maneira como essas tarefas devem ser executadas e traça as diretrizes estratégicas para que essas tarefas obtenham os melhores resultados. Neste contexto, o sucesso da consultoria está completamente ligado ao desenvolvimento e aplicação da equipe da empresa e seus parceiros sobre o planejamento definido, ou sob as empresas indicadas pelo consultor. Um exemplo prático é a produção de conteúdo: o Consultor de Marketing Digital pode traçar toda a estratégia de conteúdo, criar pautas, estudar termos mais buscados, delimitar frequência e responsáveis, além de determinar a temática da comunicação em cada canal social.

“Não é o consultor que escreve e publica o conteúdo. Para isso, ele atua em parceria com fornecedores focados nessa tarefa, ou pode ser que dentro da equipe haja uma pessoa qualificada para isto, então o consultor irá orientar e capacitar o time do próprio cliente para esta função.”

Um ponto fundamental de ressaltar é que, apesar do consultor sempre estar no papel de sugerir, ele não deve ser a pessoa que vai até a empresa somente para conversar vez ou outra, mais que isso, é preciso acompanhar com muita proximidade, isto fará total diferença no momento de confirmar a sinergia e proatividade das equipes e das ações. Caso não seja possível a visita pessoal, calls via ferramentas como Skype, Google Meet, WhatsApp, Zoom, ajudarão nesta sinergia. Compreendendo a cultura da empresa e seu organograma, o consultor deverá ficar atento em não tomar o lugar do gestor, colocar a mão na massa, até mesmo por uma questão ética, porém, tomar esta desculpa como fato para não se envolver não é admissível! Sem envolvimento, essa construção que é elaborada a quatro mãos (cliente e consultor), ficaria sem base sólida e fardada a continuar no erro.


Como posso saber se minha empresa realmente precisa de um Consultor de Marketing Digital?


Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados

O dia-a-dia do negócio é o primeiro indicador desta necessidade ou não. Se a sua equipe de vendas tem conseguido atingir metas antes mensuradas, ok, seu negócio vai bem, não precisa de um consultor. Mas se metas ficam pelo caminho, sua equipe pode estar precisando de apoio de um profissional com visão de fora do negócio e com conhecimento e capacidade de orientá-los para um planejamento mais assertivo e melhores resultados, aumentando a eficiência do tempo dedicado à empresa e, consequentemente, a eficácia nos resultados. 

Por se tratar de uma área bastante nova e em constante mudança, costuma ser difícil para os gerentes, diretores e donos de pequenas empresas acompanharem e colocarem em prática as possíveis estratégias de marketing digital. Todas as empresas vivem “na correria”, sejam grandes ou pequenas.

A questão é que em micro e pequenas empresas as lideranças acumulam funções, tendo que reunir múltiplas competências (Financeiro, RH, Compras, Comercial, etc.). Na hora de falar em Marketing, costuma-se dar um jeito, sem muito planejamento, ou sem planejamento nenhum, avaliando as ações conforme a necessidade. Até mesmo as agências de publicidade raramente prospectam os pequenos, atendendo-os com mais frequência quando são procuradas. Na hora de falar em digital e web, é um pouco mais complicado, afinal, é necessário conhecimento técnico para fazer acontecer e qualquer erro está mais exposto. Caso a empresa decida fazer uma fanpage no Facebook, por exemplo, e cometa um erro grave nesta rede, pode ser alvo de críticas ou até mesmo de uma crise em mídias sociais.


Quanto tempo dura uma Consultoria de Marketing Digital?


Isso depende muito do caso! De uma forma geral, divide-se os projetos em trimestres. Na web, em especial na área de SEO (Marketing de Busca – para estar bem colocado no Google), os primeiros resultados costumam aparecer em 6 meses. Com menos de 3 meses, quase nada pode ser feito. Claro que isso não é regra, porque existe a possibilidade da empresa ter uma questão muito pontual para resolver.


Quanto pode ser cobrado por um Consultor de Marketing Digital?



Ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensam, um serviço de consultoria é viável financeiramente para empresas pequenas sim! O consultor precisa de uma entrevista preliminar para entender melhor a demanda e o cenário do cliente, para então, traçar uma estimativa de atuação. Dificilmente um consultor cobrará por hora, visto que existem problemas que são muito complexos, mas a partir da decisão tomada, são rápidos de resolver. Outros, muito mais simples, porém necessitam de muito mais tempo para uma resolução. Cada caso é um caso! Justamente por isso, o consultor também busca ajustar seus honorários à realidade da empresa no momento de gerar uma proposta.

É muito complicado saber quanto cobrar sem entender qual a demanda no planejamento para esta empresa, mas é fato que um consultor pode passar um orçamento de um projeto para uma empresa pequena, levando em conta a realidade financeira da mesma. Como a consultoria é um processo totalmente customizado, essa adequação já é pré-requisito de trabalho!

A dica é transparência! Se isso lhe preocupa como gestor, abra o jogo e deixe esse ponto claro para o consultor. Essa confiança mútua será necessária em todas as etapas do trabalho.


"Se você está disposto a tirar sua empresa do ponto em que está e leva-la para um nível acima em resultados, entre em contato conosco, preencha seu nome, telefone e e-mail para contato, caso queira, faça uma pequena descrição da necessidade da sua empresa, que muito em breve retornaremos para uma conversa mais detalhada sobre a necessidade de aumentar seus resultados." 




QUEM VIU, LEU TAMBÉM:

Como Usar o SEO para Aumentar a Receita do seu Negócio Online

  A Importância do SEO na Receita de um Negócio Online Como Usar o SEO para Aumentar a Receita do seu Negócio Online O que é SEO e por que é crucial para um negócio online? SEO, ou Search Engine Optimization , é o conjunto de estratégias que visam otimizar um site para os mecanismos de busca, como o Google. É crucial porque coloca um negócio em uma posição favorável nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade para potenciais clientes.   Como o SEO impacta diretamente a receita de um negócio online? Ao posicionar um site entre os primeiros resultados de busca, o SEO direciona tráfego qualificado para a página. Isso significa que as pessoas que estão pesquisando por produtos ou serviços relacionados têm mais chances de encontrar e visitar o site, aumentando as oportunidades de conversão e vendas.   O Papel Fundamental do SEO na Geração de Receita Como o posicionamento nos resultados de busca influencia as vendas? Quando um site aparece nos primeiros resultado

Como o marketing digital pode fazer você ganhar dinheiro

  O poder do marketing digital No ano de 1999, Bill Gates publicou seu livro "A empresa na velocidade do pensamento". Nele, Gates discutiu a crescente importância da internet para os negócios em todo o mundo. Na época, muitas pessoas não acreditavam no potencial da internet para gerar lucro. No entanto, Gates já era a pessoa mais rica do mundo graças à venda de software de computadores.   Atualmente, empresas como Tesla, SpaceX, Microsoft e Amazon estão entre as mais valiosas do mundo, e todas elas baseiam seus negócios na venda de produtos e serviços pela internet. Essas empresas contrataram os melhores profissionais de marketing digital para se conectar com o público e gerar desejo de compra usando apenas a tela do celular.   No Brasil, as vendas online batem recordes a cada ano, com empresas como Mercado Livre, KaBuM e Netshoes alcançando sucesso internacional. A Shein também vende seus produtos para o mundo todo pela internet. O objetivo do marketing digital é

Como Iniciar um Negócio Online do Zero

  A Jornada Empreendedora Online Nos dias de hoje, o mundo dos negócios está em constante evolução e, cada vez mais, essa evolução ocorre no espaço virtual. A oportunidade de iniciar um negócio online do zero nunca foi tão acessível e empolgante quanto é agora. Se você está lendo este guia, é provável que já esteja considerando ou sonhando com a ideia de embarcar na jornada empreendedora online. E isso é ótimo!   O ambiente online oferece uma variedade de possibilidades, desde a venda de produtos ou serviços exclusivos até a criação de conteúdo envolvente e lucrativo. No entanto, assim como qualquer empreendimento, iniciar um negócio online requer planejamento , dedicação e conhecimento.   Este guia é dedicado a ajudá-lo(a) a dar os primeiros passos na direção certa. Independentemente de ser um(a) aspirante a empreendedor(a) ou alguém que já tenha uma ideia, mas não sabe por onde começar, este guia fornecerá informações valiosas e práticas para que você possa iniciar seu neg

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA? EXPERIMENTE FAZER UMA BUSCA