Saiba mais sobre 10 Serviços Práticos Para Consultoria de Marketing Digital
(Conteúdo atualizado)
Toda empresa é iniciada através
de um planejamento, seja ele estruturado ou não. Seu motivo de existência será
servir a um publico específico, seja ofertando apenas serviços e/ou também
produtos. A estratégia de atuação no mercado não pode, de forma alguma,
menosprezar o posicionamento no ambiente online, no Brasil mais de 61% da população já realizou alguma transação online e com acessos de multicanais de plataformas,
principalmente o mobile, este número tem crescido de forma muito mais rápida.
Já com esta certeza de posicionamento digital para sua empresa, entenda como um Consultor de Marketing Digital pode servir para alavancar os resultados de seu negócio no ambiente digital. Ele pode oferecer basicamente 10 serviços práticos e estes serviços resumem-se em 2 fases ou etapas, ou mesmo uma única com nome composto “Planejamento Estratégico”.
A WEB 2.0 causou uma revolução
nas transações comerciais pela internet, e a Web 3.0 é vista como uma web inteligente, que utiliza tecnologias avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer uma experiência mais personalizada e imersiva aos usuários. Este movimento no Brasil vem ganhando a
adesão de empresas que estão no varejo físico há décadas e que praticam vendas
sem um planejamento de marketing adequado, com pouca ou nenhuma pesquisa, consultando
algumas vezes apenas seus principais funcionários que estão presentes no ponto
de venda.
O varejo online não tem paciência
com “amadorismo”. Quero dizer com isso que investir dinheiro em marketing
digital sem conhecimento prático pode ter um custo alto, já que
diferentemente do ambiente físico, o cliente somente entrará na página da
empresa através de uma campanha baseada no marketing digital e se esta campanha
não for bem planejada, executada e gerenciada, o custo poderá comprometer os resultados da empresa.
Além do funil de conversões que precisa ser muito bem estruturado para uma
experiência ótima deste consumidor e a própria página que precisa oferecer uma excelente experiência em qualquer dispositivo.
Ao Consultor de Marketing Digital
caberá executar um estudo sobre as possibilidades de crescimento de resultados,
estratégias de posicionamento, criação de autoridade sobre o mercado deste
cliente, as melhores práticas e ferramentas de gestão para que uma equipe seja
qualificada dentro da empresa a fim de poder trabalhar posteriormente sem a
presença do consultor aumentando os resultados com custos cada vez mais baixos
através de conteúdo e otimizações relevantes para o público-alvo da empresa.
Quais são os serviços que poderão ser prestados por um Consultor de Marketing Digital?
Veja abaixo a lista com 10
serviços práticos
#1 - Planejamento Web | Sites, Hotsites, Plataformas, Mobile e outros.
Após conhecer a estrutura de
mercado da empresa através da Matriz SWOT, a analise seguinte a ser realizada para
o planejamento será no site que se encontra no ar desta empresa, sua estrutura
mercadológica, funil de conversão, estrutura de códigos, produtos e serviços,
além das palavras-chave fundamentais para o negócio;
#2 - Planejamento para E-commerce e Social Commerce
Na sequência do planejamento o
consultor de marketing digital traçará uma prioridade de ideias para a linha de
desenvolvimento de comunicação para o e-commerce e as redes sociais da empresa;
#3 - Planejamento de Comunicação Digital
A linha de comunicação mais
adequada será posta no papel com o objetivo de desenvolvimento, seja por um
parceiro, seja por um funcionário da empresa. No caso de um funcionário da
empresa, o ideal que esta pessoa fique dedicada para a geração deste conteúdo,
para que ele tenha tempo de realiza-lo com qualidade;
#4 - Planejamento de Mídia Digital e Mídias Sociais
O Consultor de Marketing Digital
apontará quais os melhores meios de comunicação para estes produtos ou serviços
desta empresa e criará uma listagem de parcerias que poderão ser prospectados
para esta finalidade;
#5 - Estratégias de Marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, etc.).
As melhores estratégias baseadas
nas definições do planejamento serão indicadas para o posicionamento dos
produtos ou serviços da empresa para que apareçam nas primeiras posições dos
maiores buscadores no Brasil;
#6 - Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais
Mesmo sem o uso de ferramentas
pagas é possível criar uma estratégia eficaz de monitoramento das redes
sociais, o consultor irá indicar as melhores formas de acordo com as
possibilidades da empresa;
#7 - Estratégia de Conteúdo
Uma descrição rica de produtos
nem sempre consegue gerar visitas orgânicas suficientes para sustentar o
negócio, isso ocorre pela alta concorrência das principais palavras-chave. Cada
vez mais o uso de um blog atrelado ao site com conteúdos baseado na cauda longa
de possibilidades de negócios para a empresa pode ser muito mais eficaz para a
conversão de um público disputadíssimo na rede;
#8 - Estratégia de Mensuração e Gestão de Métricas de Resultado
Estipular metas e prazos para que
ocorram, são fundamentais para poder ter uma estratégia bem definida de
mensuração dos resultados alcançados, assim, a otimização destas principais métricas
acontecerá com qualidade, sabendo-se bem aonde se quer chegar;
#9 - Marketing Viral
O Marketing Viral exigirá maior
criatividade e total conhecimento do seu público para conseguir gerar uma ideia
que se torne uma verdadeira sensação dentro desta comunidade e que seja
compartilhada como um rastro de pólvora aceso.
#10 - Marketing Interativo
Aplicativos diversos como jogos,
facilidades em serviços, concursos, sorteios, downloads de conteúdo. Estes são
alguns tipos de interatividade que podem, de acordo com o perfil de negócio de
cada empresa, serem indicados e desenvolvidos através das analises e estudos de
um Consultor de marketing Digital.
O certo é que estes serviços
listados acima poderão ser realizados em sequência como colocado, mas também de
forma individual, caso a caso, de acordo com a necessidade de cada projeto para
cada empresa.
O Consultor de Marketing Digital
saberá indicar, de acordo com a analise inicial, qual ou quais serviços a
empresa necessitará.
Não deixe de buscar o auxilio de
um profissional especializado para capacitar seus recursos e resultados na web,
com certeza o custo benefício será muito melhor do que continuar se arriscando
de forma “amadora” e sem fundamentos.