O que devo considerar na hora de contratar uma Plataforma para hospedar minha loja virtual?
(Conteúdo revisado e atualizado)
Se você se fez esta pergunta é
porque com certeza está em um momento de decisão e buscando por informações
relevantes para realizar a melhor escolha. A definição da plataforma de
e-commerce é um dos principais fatores de decisão para o sucesso da sua loja
virtual. Uma vez que tecnologia, confiança, usabilidade e custo precisam suprir
as necessidades e se encaixar na estratégia do seu negócio. Mesmo dispondo de
tal importância, muitas empresas ainda levam em conta o preço como sendo o
fator decisório.
Um Consultor de Marketing Digital especialista em e-commerce pode te orientar com as principais questões a serem respondidas para a melhor
escolha de acordo com o perfil do seu negócio e as necessidades que ele terá em
sua execução.
Uma pesquisa realizada pela ABComm em parceria com o E-commerce News e a ComSchool formulou o 1º estudo nacional sobre plataformas de e-commerce no Brasil. A pesquisa validou 772 questionários de lojas virtuais (varejo de bens de consumo), considerando um Universo de 13,5 mil lojas virtuais ativas no Brasil, conforme estimativa da ABComm. A Margem de Erro da pesquisa é de 6% para mais ou para menos com Grau de Confiança de 95%. (Dados de 2015)
Os objetivos da pesquisa foram compreender o mercado de plataformas de
e-commerce no Brasil e auxiliar empreendedores na tomada de decisão. Além de colaborar
com as plataformas no aumento de seu nível de serviço e reduzir as taxas de
mortalidade no e-commerce.
Fundamentamos este artigo com
base nos dados desta pesquisa, caso queira ver os dados completos acesse o site
da ABComm e veja qual o procedimento.
Fique atento aos números e leia
atentamente para poder realizar uma excelente escolha.
Veja o ranking Top 10 das plataformas por volume de lojas válidas (ativas)
As dez primeiras plataformas
juntas detêm 57,7% do mercado nacional. Magento com 20,2% é disparada a
plataforma mais utilizada por lojistas no Brasil, Prestashop, WordPress,
Opencart e Joomla completam as plataformas de código livre mais citadas.
O baixo custo para este tipo de
hospedagem e a liberdade para a customização podem explicar o alto numero de
adesão, mas o principal cuidado que se deve ter com estas plataformas é o
suporte. Ter um bom profissional desenvolvedor front-end em sua equipe pode lhe
poupar muita dor de cabeça.
Qual a satisfação com os serviços oferecidos pelas plataformas?
Para uma Estratégia de Marketing
Digital eficiente, é necessário que a plataforma utilizada pelo e-commerce seja
flexível. Certos de que campanhas criativas e customizadas precisam sempre de
novos recursos, muitos destes, planejados pelo profissional de Marketing da
empresa ou contratado, porém, a principal dificuldade são as “plataformas
engessadas”. Estas incomodam quase um terço (29,8%) dos varejistas virtuais que
citaram que o Nível de Customização de sua plataforma é péssimo ou ruim. Em
contra partida, existem recursos dos quais são pagos no momento da contratação,
mas que provavelmente não serão utilizados pelo lojista por conta do seu
segmento. Por exemplo, uma plataforma que ofereça provador virtual pode ser
útil para o mercado de Modas e Acessórios e inútil para quem vende vinhos.
O estudo das funcionalidades,
mais que isso, a flexibilidade no contrato com relação a serviços oferecidos X
serviços efetivamente usados X custo da plataforma, devem ser discutidos no
momento da contratação, assim, adequando corretamente as estratégias de
operação do lojista aos Serviços prestados pelas plataformas. O alto índice de
empreendedores insatisfeitos com sua plataforma e o gap entre as
funcionalidades oferecidas pelas plataformas e o que os lojistas virtuais
precisam e esperam, devem ser vistos pelos fornecedores atuais como uma
oportunidade de negócios num mercado que ainda promete muito crescimento e
inovação nos próximos anos.
Para quem procura investir alto
na compra de uma plataforma, o erro mais frequente tem sido achar que elas
resolverão todos os problemas de uma operação de e-commerce. Nesse segmento,
nem sempre preço é sinônimo de qualidade e quase nunca, os custos operacionais
iniciais irão baixar depois. A definição das funcionalidades necessárias ao
negócio deve ser exaustivamente discutida na etapa de planejamento da loja
virtual, pois assim será possível fazer a escolha correta. Busque a orientação
de um profissional com experiência na área, o Consultor de Marketing Digital
precisa ser capaz de orientá-lo com eficiência neste sentido.
A Estabilidade do Serviço (78%)
seguida por Velocidade de Carregamento (70,2%), Preço (66,1%) e Atendimento ao
Cliente (62,6%) fecham a ordem das prioridades nas respostas com a satisfação. Apesar
da expressiva aprovação, percebe-se que existe um grande caminho de melhorias a
serem percorridos pelos fornecedores deste serviço como citados anteriormente.
Foi realizada uma pesquisa antes da escolha da sua plataforma?
68,2% dos lojistas decidiram a
compra ou contratação de suas plataformas sem ter conversado pessoalmente com
um vendedor, isso mostra que muitos empreendedores decidem pelo serviço tendo
em mãos poucas informações sobre o mesmo.
O baixo custo de entrada nestas
plataformas declaradas pela maioria dos entrevistados (57% gasta menos que R$
500,00 por mês com sua plataforma de e-commerce) é a principal fonte de tomada
de decisão nos empreendedores no momento da escolha e prova a falta de
planejamento estratégico, o que gera mais escolhas erradas, aumentando a taxa
de mortalidade das lojas virtuais recentemente criadas.
Veja que dado interessante:
“38% das empresas que gastam menos de R$ 3.000,00 por mês com plataforma, faturam mais que o dobro da média das empresas que gastam entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 por mês com plataforma.”Fonte: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - ABComm 2014
A variedade de sistemas
disponíveis no mercado nacional e internacional torna a escolha da plataforma
uma tarefa difícil, uma vez que implica em variáveis como: preços, prazos de
implantação, atendimento, funcionalidades, disponibilidade, velocidade de
carregamento, flexibilidade de personalização do design e integrações, entre
outros.
O problema pode ser ainda maior
na escolha de uma plataforma que não suporte a quantidade de acessos de
visitantes e número de pedidos, conforme mensurado em seu plano de negócios, isso
tornará o sistema lento e aumentará o número de reclamações e consumidores
insatisfeitos. Por outro lado, optar por uma plataforma em desacordo com sua
estratégia de crescimento, seja ela cara ou barata demais pode ser um erro cuja
correção implica em profundas mudanças estruturais no projeto do e-commerce e
se a sua equipe não estiver preparada para tal manobra o tempo perdido e o
custo deste tempo perdido, poderão comprometer a permanência da sua loja no ar,
principalmente se for uma startup onde os fundos de investimentos, quase sempre
são de investidores e estes querem ver resultados.
Isso mostra a importância de
planejar e ter o apoio de um Consultor de Marketing Digital, Especialista em
E-commerce com capacidade de auxiliar nas escolhas primordiais para o
nascimento e crescimento do seu negócio online.
Que funcionalidades sua plataforma oferece?
Ao verificar os dados declarados
nesta pesquisa conseguimos enxergar a discrepância entre os serviços oferecidos
e os realmente utilizados. Além de um gap totalmente considerável na capacidade
de satisfazer as necessidades dos lojistas por estas plataformas.
ü Testes A/B são oferecidos por 25,7% das
plataformas e utilizados por pouquíssimos lojistas apesar da sua importância
para os resultados de performance;
ü Os
Programas de afiliados são
excelentes oportunidades de geração de tráfego sem custos iniciais para tal
volume, podendo ser muito bem monitorado pela comissão oferecida ao afiliado
por cada ação gerada e efetivada, seja leads, seja vendas. 37,8% dos lojistas
declararam possuir sistemas de integração nas plataformas com redes de
afiliados;
ü A
Gestão de carrinhos abandonados foi
declarada por 44,3% dos lojistas o que prova que muitas plataformas precisam
suprir necessidades básicas para o negócio e ainda não oferecem;
ü A
Variedade de templates mostra-se
necessárias para lojas que exigem pouco uso de um profissional para a customização
do ambiente online. 44,6% dos lojistas dizem possuir. O grande uso de
plataformas de código aberto justifica este índice;
ü A
Usabilidade com 48,4% declarado
demonstra que, apesar de discursos ferrenhos na experiência do usuário, nem
todas as plataformas estão conseguindo atender esta demanda;
ü A
Integração com outros sistemas nas
estratégias digitais de hoje são extremamente necessárias e apenas 49,7%
atingem esta necessidade tendo um GAP de 50,3% para ser explorado pelas
concorrentes;
ü Aqui
nas Facilidades de personalização percebemos
o quanto as plataformas são engessadas, apenas 51,6% delas possuem alguma
facilidade de personalização;
ü Outro
fator importantíssimo e muito comentado é um SEO friendly, amigável e, apenas 52,4% atingem esta expectativa. O GAP
aqui também é expressivo;
ü A
base de otimizações de resultados é construída em Relatórios analíticos. Todo o BI, inteligência do negócio é
dependente de relatórios eficientes e apenas 55,1% das plataformas são capazes
de fornecer relatórios analíticos;
ü A
otimização de tempo dedicado da equipe e toda a gestão do negócio depende de um
bom ERP e a Integração com ERPs é
declarada possuir em apenas 57,0% das plataformas utilizadas pelos lojistas.
Este é um ponto de muita atenção antes da decisão de contratar uma plataforma;
ü Filtros de busca e navegação fazem
parte da usabilidade e da experiência de compra do cliente e apenas 62,7% das
plataformas são eficazes em oferecer;
ü A
Facilidade de checkout pode garantir
que o cliente não abandone o carrinho de compras e apenas 64,9% das plataformas
são capazes de suprir esta necessidade de mercado;
ü Personalização do layout deveria ser
oferecida por 100,0% das plataformas e, no entanto, apenas 70,0% atendem esta
demanda;
ü Assim
como o carrinho de compras amigável
que também facilita o aumento da taxa de conversão e, apenas 70,5% das
plataformas suprem esta demanda;
ü Fator
importantíssimo para os ativos da empresa, a Gestão de cadastro de clientes é apenas 73,5% atendida pelas
plataformas de e-commerce;
ü O
Cadastro de promoções é outro ponto
de muita dificuldade, já que geralmente os mais básicos são executados,
campanhas diferenciadas são atendidas por 88,6% das plataformas de e-commerce;
ü Ter
um sistema de gateway eficiente integrado ao e-commerce é requisito fundamental
na gestão e geração de pedidos e a Integração
com meios de pagamentos com 90,8% de atendimento, mostra um gap de 9.2%. Um
número bem expressivo para tal importância;
ü A
Busca de produtos acontece na grande
maioria das navegações dos usuários, principalmente quando este entra no site
pela home. Portanto ter uma busca eficiente é obrigatório em todas as lojas
virtuais e as plataformas atendem esta demanda em 95,9% dos casos;
Lembrando que a base para esta pesquisa é de 772 lojistas virtuais do varejo de bens de consumo. Fonte: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - ABComm 2014
Quando perguntados sobre “Quais
os principais fatores que levaram em consideração ao contratar a plataforma de
e-commerce?”, Funcionalidades (90,6%) e Credibilidade (88,6%) foram os mais
citados. Atendimento (22,2%) e a Quantidade de Clientes (31,4%) aparecem por
último.
Quantos pedidos sua loja virtual recebe em média por mês?
Se aplicarmos o percentual da
pesquisa no universo mensurado (13,5 mil lojas online), veremos que cerca de
6318 lojas virtuais (46,8%) recebem menos de 100 pedidos por mês e se
analisarmos os dados até 1000 pedidos, o numero de lojas que recebem pula para
11165 lojas, aproximadamente 82,7% do total.
Isto mostra a dificuldade que
estes lojistas enfrentam para se manter no jogo. Apesar de ser o setor que mais
cresce ao ano em faturamento, no aumento de consumidores, entre outros. A falta
de planejamento estratégico e de conhecimento em Marketing Digital levam
milhares de empresas a não conseguir fechar a conta no final do mês. Por isso
planeje sempre e, na falta de conhecimentos específicos em estratégias
digitais, procure a ajuda de especialistas. Nunca deixe de procurar o auxilio
de um Consultor de Marketing Digital, ele poderá auxiliar você e sua equipe no
melhor caminho para um ciclo virtuoso do processo de amadurecimento de
resultados.
Você indicaria sua plataforma de e-commerce?
Ao serem perguntados dois terços
dos entrevistados (65,1%) responderam que indicariam sua plataforma, porém, há muito
que melhorar, considerando um gap que ultrapassa a casa dos 30% das empresas
entrevistadas que não está satisfeita com o serviço. E esta insatisfação está,
quase sempre, associada a resultados que não puderam ser alcançados por falhas
em campanhas pontuais. Seja um suporte lento em resolver questões, ou como já
dito aqui na pesquisa, o engessamento destas plataformas que oferecem serviços
que não serão usados e deixam de criar suporte para o que realmente interessa
para a estratégia do lojista.
Diante destas constatações,
cercar-se de pessoas capazes de gerar orientações precisas e fundamentadas
antes de qualquer decisão precipitada fora de um planejamento estratégico é a
melhor solução a fim de evitar custos desnecessários com estruturas incapazes
de suprir seu modelo de negócio.